quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A ÁRVORE GENEROSA

Neste ano internacional da floresta que linda é esta história para contar.
A "Árvore Generosa" é o título mais conhecido de Shel Silverstein. Um clássico de 1964 que comoveu gerações com a história do amor entre uma árvore e um menino.
A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino: as suas folhas, os seus frutos e a sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias: sobe ao seu tronco, pendura-se nos galhos e brinca às escondidas.
Até que vai crescendo, torna-se adolescente e depois adulto. E, pouco a pouco, deixa a amiga de lado.
"Estou grande demais para brincar", diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar "muitas coisas". A árvore fornece as suas maçãs para o jovem vender. Depois os seus galhos para o homem construir a sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até à velhice do homem - que até ao fim, já bem velho e cansado, ainda é tratado por menino pela árvore.
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quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

COLECCIONISMO de Cremilde Valente

Hoje, ao final do dia, uma amiga dos meninos e meninas desta sala, Cremilde Valente, quis contribuir neste projecto sobre Miró, trazendo algumas peças de colecção que dispõe assim como livros muito interessantes. Amanhã iremos descobrir nos livros e na internet, os nomes das pinturas aqui reproduzidas.
Ora vejam!
Os meninos e meninas agradecem

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CONVITE ACÇÃO DE FORMAÇÃO

No âmbito da Educação para a Saúde, vimos, por este meio, convidar todos os Docentes e Encarregados de Educação, a participar numa acção de formação subordinada ao tema “Higiene Oral”, a realizar no próximo dia 24 de Janeiro, pelas 18.30 horas. A acção será dinamizada pela Dra. Rita Queirós, do Centro de Saúde de Estarreja, e terá lugar na Escola Sede do Agrupamento.


A Coordenadora do Programa de Educação para a Saúde,

Elizabeth Marques

(Mãe da Ana Miguel)


Qual terá sido o artista que inspirou a criação destas sapatilhas Air Jordan?

Naturalmente ...
MIRÓ
Vejam o GOOGLE com design MIRÓ

Comentário de uma mãe

Ontem tive uma apresentação da NovaBase, que mudou recentemente de logótipo.

Começaram por dizer que o novo logótipo foi inspirado em MIRO

Novabase, simpler & happier


Tornamos a vida das pessoas e das empresas mais simples e mais feliz.

Logotipo Novabase

Cumprimentos,

Olga Cristina Nunes

(Mãe do Afonso)

domingo, 16 de janeiro de 2011

À MANEIRA DE MIRÓ IV

Um dia perguntaram a Miró:
- Como é que encontra todas as ideias para quadros?
- "Pois bem, à noite, já tarde, voltava ao meu atelier na Rue Blomet e deitava-me, às vezes, sem sequer ter jantado. Tinha sensações que anotava no meu caderno. Via aparecer formas no tecto ..."
Joan Miró

Esta pintura de Joan Miró chama-se
"AZUL II"
e foi a escolhida pela Maria, pelo Nuno e pelo Zaqueu
Não foi fácil pintar porque tem muito espaço azul para pintar e "cansa".
Por isso ajudaram-se mutuamente.
Mas, no fim, ficou muito bonito! Parabéns!

À MANEIRA DE MIRÓ III

Este insecto que aqui vês, é a libélula,
também conhecida por libelinha. Este é o insecto que Miró quis pintar.
"Voo da libélula em frente ao sol"
pintada por Miró em 1968,
foi a pintura escolhida pela Ana Miguel, pela Sara e pelo Bernardo.
Ao contrário da maioria das pinturas de Miró, esta apenas tinha 3 cores: azul, vermelho e preto.
Para representar o voo da libélula, o pintor apenas traçou uma linha preta ... o resto é a imensidão do sol.
O sol está quase pintado e é o Bernardo quem começa a pintar o céu.
O olho da libélula é pintado com muito cuidado, pela Sara.
E como qualquer pintor que se preze, o Bernardo assina a obra.
Os três bons amigos mostram o seu trabalho. Parabéns!

À MANEIRA DE MIRÓ II

A Jessica, a Mariana e o Afonso escolheram pintar um quadro de Miró muito conhecido chamado:
"A asa da cotovia com uma auréola azul dourada chega ao coração de uma papoila adormecida no prado coberto de diamantes"
Apesar de um nome muito comprido, a pintura não é muito complicada porque há muitos espaços amplos e com poucos detalhes.
Tal como o "El amanecer", esta pintura também tem as 5 cores.
O Afonso pinta com muito cuidado, de vermelho, a papoila que está no prado.
Simplesmente magnífico!

À MANEIRA DE MIRÓ I

À maneira de Miró ... os meninos e meninas tentaram reproduzir algumas obras. Desta, a Beatriz Lopes, a Matilde e o Diogo quiseram reproduzir uma obra muito bonita de Miró chamada
"El amanecer" ou "Nascer do dia", de 1968.
As imagens foram passadas para a tela graças ao retroprojector
Depois, com todo o cuidado, foram pintando e usando os pincéis que melhor se adaptavam.
As cores que usaram nesta pintura foram apenas 5: as cores de Miró (preto, vermelho, azul, verde e amarelo)
Esta pintura de Miró refere-se aos últimos anos da sua carreira, pois caracteriza-se pela abundante utilização do preto e pela despreocupação na aplicação da pintura sobre a tela, dando lugar a pingos e salpicadelas contínuas.
No final, mostraram a pintura que fizeram. Estava lindíssima.

Miró: "As pessoas e o cão diante do sol"

Tenta montar o puzzle desta pintura de Miró, clicando no link abaixo

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

HISTÓRIA: A SOPA VERDE

Hoje os meninos e meninas do pré-escolar e do 1º ano do 1º CEB, foram à Biblioteca da Escola, convidados pela Professora Anabela Lopes, para ouvirmos a Contadora de Histórias Ana Esteves contar a história

"A SOPA VERDE".

A história foi muito bonita e com ela aprendemos que a sopa deve ser consumida todos os dias porque é muito importante para a nossa saúde.

No final da história, a professora Anabela resumiu numa folha verde, toda a história. Aprendemos que a sopa de laranja, de morango e de chocolate não servem para comer e nem são saborosas. A melhor sopa é a sopa verde, aquela que leva a couve, o alho francês, os espinafres, o nabo, ... .

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PARABÉNS BEATRIZ ... relembrando os castelos!

Hoje a Beatriz Lopes fez 6 anos e por isso está de parabéns.
Muito interessante foi o bolo que ela trouxe para a sala: um castelo.
Sim, um castelo para "relembrar" que este ano (apesar do muito trabalho que temos) temos que falar dos castelos.
Parabéns Beatriz!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Projecto "Amanecer con el gallo" - sobre Miró

"[...] observamos que a pintura moderna está, por vezes, muito próxima da pintura infantil. O artista moderno fica frequentemente extasiado com a simplicidade, a autenticidade e a espontaneidade da pintura infantil. Surpreendido pelas suas audácias e poder de invenção, o artista moderno verifica, por vezes, que a criança encontra espontaneamente o que ele mesmo procura, desde há muito tempo."
- Gonçalves. E, A arte descobre a criança, 1991.

Hoje, os meninos e meninas deram início à segunda parte (pintar Miró) do projecto comum (Pré-Escolar / 1º ano do 1º CEB) denominado "Amanecer con el gallo" (Amanhecer com o galo), referindo-se o título, a duas grandes pinturas de Miró: "Amanhecer" e "O galo".
Na fotografia de Arnold Newman, Joan Miró. Nunca imaginaria uma presença assim tão serena, um olhar, um sorriso tão doce. Encontrei aqui o menino tímido e curioso que a sua obra adivinhava ser.

Joan Miró i Ferrà foi um artista espanhol nascido em Barcelona que viveu de 1893 a 1983. Joan Miró, apesar de ser mais conhecido pelas suas pinturas, não praticou apenas esta forma de arte, mas também fez desenhos, colagens, esculturas e cerâmicas. Foi um artista essencialmente surrealista. O seu primeiro emprego foi numa farmácia. O tédio do trabalho obriga-o a abandonar a farmácia e a mudar-se para a França, para dedicar-se à pintura. Miró chegou a Paris aos 26 anos, em 1919, logo após o final da Primeira Guerra Mundial. Já em Paris, foi procurar o também espanhol Pablo Picasso, então já um artista famoso, a quem foi entregar umas encomendas da mãe. Picasso, de imediato, comprou um auto-retrato de Joan Miró.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), quando a Alemanha invadiu a França, Miró voltou em definitivo para a Espanha, de onde não se mudaria mais. Nos últimos anos de sua vida, Joan Miró vai morar para a ilha de Palma de Mallorca, em Espanha, onde morre no dia de Natal de 1983.


"Un cuadro no se acaba nunca, tampoco se empieza nunca, un cuadro es como el viento: algo que camina siempre, sin descanso".
Joan Miró
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AOS PAIS
"Quadros de Miró valem 150 milhões"

O Banco Português de Negócios (BPN) quer vender os 82 quadros de Joan Miró, um dos mais famosos artistas espanhóis, que tem em sua posse desde que um grupo económico espanhol falhou o pagamento de um avultado empréstimo concedido pelo banco no tempo de Oliveira e Costa. A Christie’s, uma das leiloeiras mais prestigiadas do Mundo, já avaliou as obras e está a preparar um plano para a sua alienação. Estima-se que esta venda permita arrecadar, no mínimo, 150 milhões de euros.

Ao que o Correio da Manhã apurou, os especialistas da Christie’s, leiloeira do Reino Unido, estiveram em Lisboa em meados de Julho passado e, segundo fonte conhecedora do processo, "ficaram surpreendidos com a veracidade dos quadros". A presença dos especialistas da leiloeira britânica em Lisboa destinou-se não só a avaliar a originalidade das obras de arte de Miró na posse do BPN, mas também a estabelecer um valor global para aquele património artístico. Para reforçar a liquidez financeira do banco, a nova administração do BPN, liderada por Miguel Cadilhe, "tem intenção de vender os quadros em momento oportuno", diz a mesma fonte.

A partir da avaliação artística e económica realizada em Lisboa, a Christie’s irá fazer ao BPN uma proposta para a venda dos quadros. Para já, está ainda em avaliação se o BPN irá vender os 82 quadros de Miró, uma das maiores colecções do Mundo do artista espanhol, de uma só vez ou em várias vezes.

Desde que as obras foram parar à posse do BPN – por força de um grupo económico espanhol não ter pago o crédito pedido ao banco – o custo de conservação e manutenção dos quadros, incluindo a verba referente ao crédito garantido, já ronda os 75 milhões de euros. Mesmo assim, esta despesa corresponde apenas a 50 por cento da receita mínima estimada com a venda dasobras: 150 milhões de euros é quanto poderá render ao BPN a venda dos 82 quadros de Miró.

Fonte: Correio da Manhã

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PARABÉNS ISABEL!

Os meninos e meninas têm uma nova colega na sala, a mais novinha de todas, com apenas 3 anos de idade feitos no sábado e festejados hoje: a ISABEL
Todos a receberam com muito carinho e ela sente-se muito feliz com todo o grupo.
- "Eu tenho 3 anos!"
PARABÉNS ISABEL

domingo, 9 de janeiro de 2011

HISTÓRIA: O Incrível Rapaz Que Comia Livros

Esta é a história de um menino que comia livros, muitos livros ... e que um dia descobriu que mais valia lê-los que comê-los

As Crianças e os Livros: Alguns Conselhos Para os Pais

Muito se tem escrito e dito sobre a importância dos professores, educadores e bibliotecários no desenvolvimento do gosto pelo livro e pela leitura nas crianças e jovens. No entanto, o papel da família torna-se também fundamental, não só no acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita, mas no fazer despertar na criança o gosto pelo livro desde a mais tenra idade.

  • Torne a leitura uma prática em casa: deixe que os seus filhos o vejam ler.
  • Arrume os livros em lugares acessíveis: deixe que eles mexam nos seus livros, mesmo que não os saibam ler.
  • Leia-lhes livros em voz alta: as crianças aprendem a ler por ouvirem ler bem.
  • Se o seu filho pequenino pedir para lhe ler sempre o mesmo livro, faça-o, mesmo que isso o aborreça a si: a repetição ajuda-os a adquirir memorização e a noção de sequência.
  • Encontre tempo para a leitura no dia-a-dia familiar – crianças que lêem pelo menos meia hora por dia serão potenciais bons leitores.
  • Leve-os à biblioteca municipal da sua região: nela encontrarão actividades ligadas ao livro e à leitura, exposições e um sem-número de livros para toda a família.
  • Entre com os seus filhos nas livrarias como entra em outras lojas.
  • Compre ou requisite sempre livros adaptados à idade dos seus filhos — peça conselhos aos bibliotecários e aos livreiros.
  • Nos aniversários dos amiguinhos, ofereça livros: os seus filhos perceberão que o livro pode ser um objecto de prazer.


OS LIVROS, A BIBLIOTECA E A FAMÍLIA

O livro deve ser descoberto com a ajuda dos adultos, que conhecem o significado das palavras, que ajudam a interpretar uma imagem, que chamam a atenção para uma determinada cor.
Os pais são, juntamente com os filhos, os protagonistas da leitura. Ninguém pode substituir a voz dos pais e os seus gestos face ao livro.

OS LIVROS

Não há dois livros iguais. Cada livro é diferente do outro e abre novas possibilidades para se falar com os filhos.
Os livros escolhem-se, folheiam-se; podem repetir-se muitas vezes, até que fiquem bem gravados na memória e não se esqueçam nunca mais.
Os livros não se esgotam numa primeira leitura; pode-se sempre voltar a eles e redescobrir um gesto, uma cor ou o som de uma palavra.

A BIBLIOTECA

A biblioteca oferece a possibilidade de entrarem com os vossos filhos num lugar tranquilo. Na biblioteca o tempo pára, não há pressas nem rotinas, é um tempo de descoberta.
Há dias em que nos apetece mais estar entre os livros, outros menos. Não há horas, não há meias horas. Deve ser um tempo de prazer, não de cansaço.
A biblioteca é uma sala de leitura, mas também um local de empréstimo de livros. É um espaço partilhado com outros leitores, com funcionários, com bibliotecários. É importante que as crianças vão conhecendo também a dinâmica da biblioteca e nela participe.

História: O boneco de Neve ( Raymond Brigg)

Esta linda história do escritor inglês Raymond Brigg, conta a relação de amizade de um menino que, num dia de Inverno constrói um boneco de neve. Este ganha vida e leva o menino a voar pelo mundo. Numa manhã, o menino acorda e o seu amigo boneco de neve tinha derretido.

* * Formas Geométricas * *


* Actividade: identificação das 4 formas geométricas com base nas suas características.

* Material: formas geométricas existentes na sala.


1. No decurso da exploração das formas geométricas e em situação de grupo, ofereça a cada criança uma forma geométrica, de modo que a criança possa manipular e perceber os contornos da mesma. Depois recolha as peças.

2. Peça a uma criança que feche os olhos e entregue-lhe uma peça. Pretende-se que através da manipulação e da descrição das suas características, a criança identifique a forma.
Note que é fundamental que a criança vá verbalizando as características da forma, mesmo que descubra de imediato qual é. Insista para que identifique as suas características básicas - tem bicos/cantos, tem lados, tem 3/4 lados, os lados são de tamanho igual/diferente, é redondo.

Ainda que a possa ajudar, procure que seja a criança a identificar as características, evitando dessa forma que a sua participação se resuma a responder sim/não.
O interesse desta actividade é a de aliar a expressão matemática ao desenvolvimento da oralidade com recursos de que já dispõe na sala.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FESTA EM DIA DE REIS

Dado o muito mau tempo, os meninos e meninas não foram
Cantar os Reis.
Mas, independentemente disso, puderam festejar o dia com uma agradável festa.
Cerca das 10horas, os meninos e meninas do Jardim-de-Infância e do 1º C.E.B., foram surpreendidos com um óptimo lanche que foi servido no hall do primeiro andar do nosso bloco C.
Depois do lanche as crianças divertiram-se cantando e dançando. Alguns meninos e meninas ofereceram-se para mostrar as suas qualidades de dançarinos(as): sozinhos (as) ou
acompanhados(as)
À tarde, os meninos e meninas que quiseram, comeram um bolo rei fofinho que tinha uma fava. Mas ... antes de comerem, ouviram a
Lenda do Bolo Rei

A LENDA DO BOLO-REI

Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.

Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.

Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo-rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal.

Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.

No dia de Reis recordamos os três Reis Magos, Sábios do Oriente que vieram desde as suas terras até à humilde gruta de Belém. Eles procuravam um Menino que sabiam ser o Salvador do Mundo, para O adorarem e Lhe oferecerem as prendas que traziam: ouro, incenso e mirra. Um chamava-se Gaspar, que significa "o que vai com amor"; o outro chamava-se Belchior, que significa "o que vai suavemente"; e o terceiro chamava-se Baltasar, que significa "o que obedece à vontade de Deus, humildemente".
Fonte: "O Livro do Natal" de Maria Alberta Menéres

A fava do bolo-rei calhou ao professor Rui.